No dia 24/01/2024 no CFO Gabriel Paulino, teve a oportunidade de conversar com os agentes dos setores sobre o futuro de como pode funcionar todo um modelo de forma de pagamentos no setor de energia.

Em nome da Eguana Soluções nos gostariamos novamente de agradecer pela oportunidade da agenda, foi uma satisfação participar do modelo proposto de reunião pela Aneel.

Em oportunidade utilizaremos o texto estruturado por Gabriel Paulino para expor que no entendimento da nossa parte os pontos conversados entre os agentes e representantes que se encontravam por parte das associações e das empresas de Transmissão, Distribuição e Geração de Energia.

Baseado nesse cenário dos Usuários do modelo atual de pagamento do sistema de Transmissão de Energia, já se colocaram em uma posição confortável ao item que buscaram a expressar sobre o modelo de pagamento, e que de igual forma ficou no entendimento que o empenho da proposta de debater, apresentar e buscar convencimento, não seria em lógica algo apreciado

Dos questionamentos levantados na reunião, em entendimento e respeito ao tempo e modelo proposto, tivemos o zelo de pontuar de forma mais específica.


1) Pagamentos

O modelo proposto, mesmo que muito defendido pelas associações dos usuários, quando se coloca com análise tecnológica, vai gerar muito mais dinâmica e estrutura, devido ao melhor tratamento dos dados. 

A gestão clara do modelo, a simplicidade de visualizações, e o detalhe nas tratativas, dando liberdade total para a ONS disponibilizar os dados, e todo o processo se manterem em uma única plataforma, não única do sentido central, mas única em um modelo completo e ilimitado de conexões e roadmap contínuo de evolução.

A plataforma via tecnologia garante a evolução dos pagamentos, falaremos em “Transações Eletrônicas” alinhando mudanças constantes e modelos ideias, mas sempre com o histórico, com os dados e com argumentos científicos para que a tecnologia seja a solução para não só pagamento, mas tomadas de decisões estratégicas, e abrindo um horizonte de oportunidades. 

A plataforma do Sigetplus através do acesso total ao AMSE estará buscando todas essas faturas , entregando através do buscador todas as notas das transmissoras emitidas para os usuários e entregando as datas de pagamentos acordadas, que através de transações eletrônicas do pix agendamento ou pix transferência,  com um único click tudo será pago, e o melhor com a exigência de ser até as 15 horas como pleiteado. 

A melhor todas essas informações geradas nos sistemas de gestão das transmissoras e dos usuários, através de API simples de comunicação. 

Em conclusão a esse item todos os outros meios de faturamento, a facilidade no processo de gestão de todos os modelos de pagamentos como DIT, CCT, outros e demais que possam vir a existir no futuro. ONS sem precisar mudar nada em seu processo, apenas “liberar” as informações para consulta, não importando o tipo de arquivo ou modelo de “troca de dados.”

2) Emissão de notas fiscais 

Tivemos o argumento de que após a etapa de aceite de todos, deveria mudar legislação, ou melhor retroceder todo um processo fiscal que já existe, no qual as transmissoras tiveram investimentos altíssimos de Implantação, e que hoje já funciona de forma perfeita.

Atualmente a Sefaz dos estados liberam o acesso à todas as notas fiscais, no qual sem alterar qualquer processo das transmissoras estaremos disponibilizando.

A pergunta de qual seria o motivo de mudar um processo que hoje funciona de forma tão correta. Vale ressaltar que cada estado tem suas particularidades e tratativas de alíquotas já definidas.  

Poderá ocorrer novamente um novo ciclo de assembleias e reuniões para tratar um algo que o governo já se posicionou sobre a obrigatoriedade da emissão da nota fiscal. 

3) Das Cobranças

Muito mais importante do que ter a cobrança ė ter o histórico dela , imagina saber quais são os usuários com maior inadimplência,  será que essa exposição,  não seria o fator principal para o fim desse assunto? Conseguem perceber esses dados de forma gráfica com tempos e metas? Sim tudo se torna possível quando temos os dados disponíveis para evolução de análises. 

Já pensamos em analisar os pagamentos parciais e acordos, por exemplo.
Essa cobrança sem ruído e com exposição direcionada e objetiva de tratativa já padronizadas e adequadas a realidade que será definida da regulamentação atual ou qualquer mudança futura. 

4) Sobre as  garantias

Através do Open Bank podemos “expor as garantias”, utilizar ela e garantindo que os contratos sejam cumpridos

O sistema estará disponibilizando a informação para as transmissoras sobre as garantias dos usuários, suas validades e os devidos critérios definidos 

Para conhecerem mais sobre nosso Portal de Faturas , basta acessar: https://sys.sigetplus.com.br/portal/login

.