DATATHONS:  2ª EDIÇÃO DA MARATONA DE DADOS DO OPERADOR REÚNE MAIS DE 100 PARTICIPANTES  

Equipe vencedora desenvolveu soluções para apoiar a área de recursos hídricos e meteorologia do ONS

A segunda edição do DatathONS, a maratona de dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), reuniu entre os dias 6 e 7 de novembro mais de 100 participantes.  O hackathon, que promoveu o portal de dados abertos do ONS (dados.ons.org.br), foi 100% virtual e contou com 116 inscritos, divididos em 17 grupos.  A equipe vencedora desenvolveu soluções para apoiar a área de recursos hídricos e meteorologia do ONS, que possui como uma das suas atribuições a aquisição, consistência e análise dos dados hidrometeorológicos para dar suporte ao acompanhamento, planejamento e programação da operação do Sistema Interligado Nacional – SIN.

Os competidores trabalharam com técnicas de Machine Learning, análises estatísticas, e visualizações de dados por meio de painéis interativos disponíveis no Portal.  Os vencedores foram responsáveis por criar uma ferramenta que possibilita, de forma ágil, a análise e consistência dos dados pluviométricos e permite ainda a estimativa da precipitação para postos pluviométricos que apresentam dado nulo ou ausente para a bacia do rio Paranapanema, auxiliando no acompanhamento da operação. A próxima etapa é implementar o projeto na programação da operação.

Segundo Carla Poma, líder da comunidade de inovação da TI e especialista do ONS, além do entusiasmo de toda a equipe do ONS, essa segunda edição contou com participantes empenhados em desenvolver desafiadores projetos para o Operador e dedicados em fazer parte da inovação do setor elétrico brasileiro.

“A animação de todos que participaram do evento, tanto das equipes quanto do time ONS, em conjunto com a qualidade das soluções entregues foram sem dúvida os pontos altos desse DatathONS, evento que já conquistou seu espaço no mundo das competições. Já estamos pensando na terceira edição que deve rodar logo no primeiro semestre de 2022″, comenta Sérgio Mafra, especialista em dados, que juntamente com Carla Poma e Vanessa Alves, conduziram a organização do evento.

As inscrições para o segundo DatathONS contaram com estudantes de graduação, mestrado, doutorado e MBA de diversas regiões do Brasil, com formações distintas, o que garantiu diversidade para a competição.  A equipe 420 foi a grande vencedora. Em segundo lugar, ficou a Equipe 46 Pluvio e em terceiro, a Equipe 458 ONSystem. O evento foi promovido pelo Hackathon Brasil e contou novamente com o patrocínio da Amazon Web Services – AWS. 

Conheça os vencedores:

 1º lugar

Equipe 420

Alex Lourenço – Desenvolvedor/Negócio

Jorge Félix Sebastião – Desenvolvedor/Negócio

Yuri Batista Ishizawa – Desenvolvedor/Negócio

2º lugar

Equipe 46 Pluvio

Anderson Queiroz Viana – Designer

João Ribeiro – Desenvolvedor

Marina Lima Sanção – Negócio

Rene Jerez – Negócio

3º lugar

Equipe 458 ONSystem

Caio Coelho da Silva Ferreira – Desenvolvedor

Hector do Nascimento Trubat – Designer

Júlia Herz de Carvalho – Negócio

Júlio Incerti de Figueiredo – Desenvolvedor

Leonardo Rafael Bergonci Campos – Marketing